Escleroterapia de Varizes

Escleroterapia, ou aplicação de varizes, consiste no método de tratamento de veias superficiais através da injeção de substâncias esclerosantes ou por meios físicos.

Existem várias substâncias esclerosantes que podem ser injetadas nas veias para causar o desaparecimento delas: glicose hipertônica, etanolamina, polidocanol em forma líquida e espuma.

Ocorre a fibrose da veia e sua absorção pelo organismo, decorrendo então o efeito estético de retirada das veias indesejadas.

  • Laser transdérmico

O feixe de Laser atravessa a pele e transmite energia seletivamente para a veia superficial, causando sua fibrose. Assim, o segmento venoso tratado é absorvido, levando ao resultado desejado de desaparecimento da veia.

O Laser transdérmico tem as vantagens de conseguir tratar veias reticulares, que são aquelas entre 1 e 3 mm. Assim, muitos pacientes que necessitariam de cirurgia podem ser tratadas sem operações, de maneira mais simples, através das sessões de escleroterapia com Laser associado ao esclerosante líquido.

  • Escleroterapia com espuma

Consiste na aplicação de um medicamento, que ao ser bombeado em duas seringas forma uma espuma. Ao ser injetada esta espuma tem uma ação esclerosante, que irrita a parede do vaso e o elimina, fazendo com que sejam absorvidos posteriormente pelo organismo.

Este procedimento permite o tratamento de varizes mais calibrosas, sem a necessidade de uma intervenção cirúrgica, podendo ser feita na própria clínica ou consultório.

Sua melhor indicação é para os casos de varizes mais calibrosas, pacientes com quadro de úlceras e alterações na pele.

Outros Tratamentos e Diagnósticos