Pé Diabético

Se você é diabético, o cuidado com seus pés deve ser redobrado.

Pessoas que têm diabetes há vários anos podem desenvolver neuropatia diabética, uma doença que leva a alterações da estrutura do pé e predispõe a úlceras e feridas.

Chamamos de “Pé Diabético” o conjunto de alterações estruturais dos pés causado pela neuropatia ou pela insuficiência circulatória.

Assim, se você é diabético e apresenta qualquer sinal de feridas ou úlceras nos pés, deve procurar um Angiologista ou Cirurgião Vascular para uma avaliação o mais rápido possível. 

A prevenção de lesões nos pés em pessoas diabéticas é feita com as seguintes medidas:

  • Controle adequado dos níveis de glicose.
  • Controle do peso.
  • Atividades físicas regulares.
  • Uso de calçados adequados. Um sapato confortável é essencial para prevenção das lesões. Evite andar descalço ou usar chinelos de borracha sem apoio.

O tratamento das lesões envolve vários profissionais, o que chamamos de estrutura multidisciplinar. Enfermeiros especializados, Ortopedistas, Cirurgiões Plásticos e Cirurgiões Vasculares atuam conjuntamente com o objetivo de preservar a função do pé e promover a cicatrização dos tecidos.

​Várias técnicas são disponíveis para tratamento do Pé Diabético, dentre elas os desbridamentos, as angioplastias e as cirurgias de reconstrução vascular. 

 

Talvez você goste também